Notícias
0

Gaúchos dominam as três categorias do Sul-Brasileiro de Laser

Os gaúchos garantiram os títulos do 37º Campeonato Sul-brasileiro de Laser, encerrado neste domingo (15), no Veleiros do Sul. As duas regatas finais tiveram vento sul, com intensidade de 24km/h no Guaíba. A competição teve a participação de 32 velejadores do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Classe Laser Standard
O campeão na classe olímpica Standard foi Philipp Grotchmann, do Veleiros do Sul. Na vice colocação, do mesmo clube, Antônio Cavalcanti da Rosa. E em terceiro ficou o catarinense Alex Veeren, do Iate Clube Santa Catarina (ICSC).

Philipp é o atual campeão gaúcho de Laser Standard e foi vice no Sul-americano de Radial, realizado em outubro, em Porto Alegre. Já no Sul-brasileiro ele alcançou sua primeira conquista.

“No campeonato consegui seis vitórias em sete regatas, o que demonstra que velejei muito bem. A gurizada em geral andou com velocidade na raia. Algumas regatas foram mais tranquilas para mim, enquanto outras mais duras”, disse Philipp, de 21 anos.

Philipp Grotchmann (Foto: Ricardo Pedebos/divulgação VDS)

Philipp Grotchmann (Foto: Ricardo Pedebos/divulgação VDS)

Classe Laser Radial
Marcelo Gallicchio (VDS) foi o vencedor, seguido por Henrique Dias (VDS). Em terceiro, ficou Luiz Eduardo Sokolnik, do Rio Grande Yacht Club (RGYC). Gallicchio era só sorriso após seu primeiro título Sul-brasileiro de Radial.

“Foi bem legal a competição e acho que o que fez a diferença para mim com relação aos campeonatos anteriores foram os treinos do técnico Juan e o novo barco Laser do Projeto de Formação Olímpica do Clube e da CBC”, disse o velejador, de 17 anos.

Marcelo Gallicchio (Foto: Ricardo Pedebos/divulgação VDS)

Marcelo Gallicchio (Foto: Ricardo Pedebos/divulgação VDS)

A catarinense Maria Carolina Boabaid foi a campeã feminina e quarta colocada na geral.

Classe Laser 4.7
O campeão foi João Emilio Vasconcellos, do Clube dos Jangadeiros (CDJ), com Philipp Rump (VDS) em segundo e Breno Kneipp (CDJ), em terceiro. Saído da classe Optimist em setembro passado, João Emílio,15 anos, já sentiu o gosto do seu primeiro título na Laser.

“Cheguei no campeonato com a expectativa de velejar tranquilo, sem pressão comigo mesmo, e acho que isso ajudou. As regatas não foram fáceis e fiquei satisfeito com o meu desempenho na raia”, disse João.

João Emílio Vasconcellos (Foto: Ricardo Pedebos/divulgação VDS)

João Emílio Vasconcellos (Foto: Ricardo Pedebos/divulgação VDS)

Na categoria feminino, a vencedora foi Mariana Chaves Barcellos Teixeira (VDS).

Confira os resultados finais:

Laser Standard
Master: Augusto Moreira (RS/VDS)
Pré Master: Adrion Santos (RS/VDS)
Sub 21: Antônio Cavalcanti Rosa (RS/VDS)

Laser Radial
Great Grand Master: José Carlos Reis (PR/FEISC)
Grand Master: Luiz Fernando Zimmer (RS/SAVA)
Master: Rodrigo Quevedo (RS/VDS)
Pré-Master: Nalton Coelho (SC/LIC)
SUB 19: Marcelo Gallicchio (RS/VDS)
Feminino
SUB 21: Maria Cristina Boabaid (SC/ICSC)
SUB 19: Maria Carolina Boabaid (SC/ICSC)

Laser 4.7
Masculino SUB 16: João Emílio Vasconcellos (RS/CDJ)
Feminino Pré-Master: Mariana Chaves Barcellos Teixeira (RS/VDS)

Na Assembleia Geral realizada durante o Sul-Brasileiro, foi aceita a proposta do Lagoa Iate Clube (LIC) para sediar o 38ª Campeonato Sul-brasileiro da Classe Laser, que será realizado de 12 a 14 de novembro de 2016, em Florianópolis.

  • mail

Há 0 comentários

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>